Tédio

Fico e fico, ouço e ouço, falo…pouco.

Quando escrevo  me solto.

Tento fugir da realidade, bem sei.

Tento sair por aí, nos mundos, nas etéreas nuvens da vida,

no limiar de meus pensamentos.

E, de repente, estou por aqui mesmo.

Aqui, bem justamente aqui, falando, sentindo e vivendo

só o isto que tem sido minha vidinha.

Muito tédio…

Muito iguais todos os dias…

Muita rotina.

E eu, que sempre detestei a tal rotina, vejo-me aqui sendo a própria.

Falo em depressão. Mas não é isto o que tenho.

É só excesso de rotina.

Permaneço em meu bom-humor e isto quer dizer que não sou triste.

Até fico, às vezes, mas nada de muito profundo.

Estou só cansada… muito cansada da rotina.

Detesto esses todos os dias iguais.

Queria tanto que algo diferente houvesse!

Mas… nada!

Até no varejão chego, olho e digo:

– de novo chuchu, almeirão, beterraba, batata,

couve, morango, abóbora, banana, figo,escarola, alface,

vagem, abobrinha, jiló, couve-flor, espinafre, brócolis, tomate e pepino!

Devo ter esquecido de alguns. Mas também são o de sempre.

Mudando até o molho, os temperos, a forma, são sempre os mesmos, mais ou menos da mesma forma.

Não aguento mais! São anos, fazendo todos os dias comida.

Que coisa maluca é isso!

E penso, repenso.

Dizem que tenho uma cabeça linda!

Até eu mesma acho que sou meio diferente.

Penso, escrevo, leio demais.

Trabalhei de forma muito bonita sempre.

Mais de trinta anos saí de manhã e voltei à noite, realizando, fazendo, acontecendo.

Participei de coisas incríveis! Fiz outras tantas.

Vi, falei, escrevi, pensei, realizei.

Participei de mil reuniões sobre temas os mais diversos, de política a técnicas,

de apresentação de campanhas publicitárias à venda e organização de grandes eventos

e coordenação de publicações.

E, agora, após tanto tempo fazendo resta-me tão somente a rotina?

E, pior ainda, a rotina de cuidar de casa e fazer comida todos os dias?

Eu nunca gostei disso! Não sei cuidar de casa e nem quero!

Até nem vejo ou percebo se a casa está em ordem total!

Lógico que gosto de ver minha casa limpa e cuidada.

Mas limpar não é meu pedaço.

Cuidar? Sim. Eu cuido dela em todos os seus aspectos.

Só detesto esta tal rotina. Não sei ser rotineira.

Estou ficando louca ao perceber que a rotina é minha.

Tenho de vivê-la, absorvê-la, ser ela!

Então falo em depressão. Mas não sou depressiva!

Fico só muito angustiada.

Não quero levantar, não quero falar, não quero pensar.

Não quero!

Mas o que não quero mesmo é a rotina incessante.

Preciso, de novo, rasgar cartões de ponto!

Preciso novamente ter a sensação de uma largada.

Que me peçam pra cumprir tarefas,

mas, de jeito nenhum, que me coloquem na pressão!

E na pressão estou! Não consigo sair dela!

Cercada de beterraba, chuchu, pepino, tomate, cebola, alho,

couve, salsa, batata, ervilha torta, vagem, pimentão, farinhas…

Não estou aguentando o arroz e feijão desta vida!

Detesto tudo isto! Nem sou daqui e nem estou pra isto!

Tenho de me colocar pra todos e ser só o que sou.

Se não for assim, queridos, viro uma matrona que detesta se olhar no espelho.

Tenho sido o que muitas mulheres acabam por ser.

Mas não sou o que  gosto de ser. Agora chega o momento de escolher.

E venho me sabendo e conhecendo cada vez mais.

E, pior, venho sabendo e conhecendo todos mais a cada vez.

Tenho de tomar posição! É minha vida que está em jogo

ou o jogo está chegando ao final em minha vida!

Agora é chegar e ganhar ou perder!

O jogo está feito.

As cartas foram pedidas e as apostas  fechadas.

Nem gosto de jogo… Mas agora é tudo ou nada!

Não dá mais pra blefar.

Está sendo difícil pensar, sentir.

Difícil o tempo todo.

Queria sair fora! Fugir! Não ser! Não estar!

Isto não faz parte de meu show!

Queria só sair desta rotina! Poder ser mais eu!

Viver e ser. Sem mais ou menos.

Só ser e viver.

E não perder meu eu.

Deixe um comentário

