Limpeza com produtos caseiros

Muitos produtos de limpeza que encontramos no mercado são tóxicos para algumas pessoas, causam alergia em outras e fazem um mal danado para a pele. Não há motivo para desespero, pois sempre há alternativas.  Já falei sobre o vinagre, mas além dele, pode-se utilizar o bicarbonato de sódio, limão ou até mesmo o óleo de melaleuca que você tem em casa. São exatamente esses produtos que poderão substituir os produtos de limpeza industrializados.

Vinagre: Produto de limpeza, desinfetante e desodorante natural. Use vinagre puro no vaso sanitário para se livrar das manchas.Esfregue o chão do banheiro com uma solução de vinagre e água para dar um brilho extra.Vinagre também corrói resíduos de sabão e manchas de água em seus dispositivos elétricos e telhas.O produto também faz maravilhas para o cheiro de suor de roupas, especialmente as roupas usadas em atividades físicas. Basta mergulhar a roupa em uma solução detergente e adicionar uma pitada de vinagre. Faça uma solução com uma parte de vinagre e duas partes de água e use para limpar o fogão, eletrodomésticos e bancadas na cozinha. Deixe o vinagre durante a noite em sua tábua de cortar e pela manhã ela estará livre de mancha e odor. Também pode ser usado como um amaciante natural, basta adicionar ½ xícara de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Para limpar janelas, acrescente 3 colheres de sopa de vinagre para 2 xícaras de água.

Suco de limão: Para uma fragrância revigorante e uma casa limpa. Limão e sal fazem maravilhas para trazer de volta o brilho dos seus utensílios de cobre, latão e luminárias.Manchas nas bancadas podem ser removidas, deixando o suco de limão sobre a mancha por alguns minutos. Esfregue a área com bicarbonato de sódio e observe as marcas desaparecem. Adicione suco de limão em um pouco de água e deixe na geladeira para um cheiro fresco? Água quente com um pouco de limão pelo ralo também vai refrescá-lo. O limão também é um agente natural de branqueamento. Coloque suco de limão em lençóis brancos e roupas e deixe-as secar ao sol. Esfregue limão sobre as manchas em sua tábua de cortar e deixe descansar. Ele também vai branquear, desinfetar e remover qualquer cheiro estranho.O sumo também pode remover manchas de ferrugem de roupas. Coloque o suco de limão sobre a mancha de ferrugem e, em seguida, polvilhe creme de tártaro em cima do suco. Deixe-o sentar-se sobre a mancha até que a ferrugem tenha desaparecido.

Bicarbonato de sódio: Purificador e desinfetante natural Bicarbonato de Sódio pode ajudar a eliminar odores fortes das roupas, mesmo quando eles persistem após repetidas lavagens, como fumaça e cheiro de suor.Esfregar bicarbonato de sódio seco diretamente na roupa remove o cheiro de vômito do bebê.Desodorize a geladeira ou freezer, colocando em um recipiente aberto de bicarbonato de sódio para absorver odores.Lave móveis com tampo de mármore com uma solução de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna. Deixe repousar por algum tempo e depois enxágue. Misture 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água morna e lave a parte externa de aparelhos brancos. Ele vai ajudar a remover amarelamento e restaurar a brancura. Faça uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de vinagre e 1 litro de água quente. Esta mistura vai limpar gordura e sujeira, bem como desinfetar. Funciona muito bem nos exaustores de cozinha. Deixe uma solução de água e bicarbonato de sódio em garrafas térmicas e recipientes de resfriamento durante a noite para se livrar do cheiro rançoso.Para polir objetos, coloque bicarbonato de sódio seco em um pano úmido. Esfregue, enxágue e deixe secar.Para remover queimados de comida de uma panela, deixe-a de molho em bicarbonato de sódio e água por dez minutos antes de lavar, ou friccione com soda seca e um esfregão úmido.Remova cheiro ruim de cinzeiros com bicarbonato de sódio e água.Polvilhe bicarbonato de sódio em sua lixeira para neutralizar qualquer cheiro.

Óleo de Melaleuca (Tea Tree): Solução antiviral, antibacteriana e antifúngica natural. Para se livrar do mofo, adicione 2 colheres de chá de óleo de melaleuca e 2 copos de água em um frasco spray e pulverize-o no local.Também é um remédio muito eficaz como primeiros socorros e contra inúmeras doenças de pele, infecções, cortes, arranhões, queimaduras, picadas de insetos e manchas.1 colher de sopa do óleo pode ser adicionada a 3 xícaras de água para fazer uma solução de limpeza multiuso. A mistura pode ser pulverizada em assentos sanitários, bancadas e lavatórios para limpar e desinfetar. Coloque 10 gotas do óleo com 5 gotas de eucalipto em água fervente. Inale o vapor para obter alívio, se você estiver resfriado. Uma compressa feita com 10 gotas de óleo em um pouco de água fria alivia contusões e queimaduras solares. Trate bolhas com óleo fazendo uma limpeza na área afetada. Lave o rosto e aplique o óleo de Melaleuca diretamente. Ele é bom para tratar espinhas e manchas. Passe duas vezes ao dia para ajudar a clarear. E se seu problema for caspa, adicione algumas gotas do óleo no shampoo todos os dias para se livrar dela.

Espantar moscas e mosquitos: macere folhas de louro eucalipto e manjericão em água ou as espalhe pelo ambiente.

Evitar traças: use cânfora em vez de naftalina. E tão eficiente quanto e menos tóxica.

Afastar pulgas: depois de lavar os animais de estimação, aplique sobre o pelo seco uma solução feita com duas colheres de sopa de alecrim fervidas em 1 litro de água. Espalhe também pela casa folhas de erva-de-santa-maria e poejo.

Passar bem as roupas: uma solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida em 1 litro de água facilita a tarefa e não polui o ar, ao contrario dos produtos químicos com esse fim.

Tirar odores fortes: o cheiro de tinta de um cômodo recém pintado sairá mais depressa se for deixada no ambiente uma bacia com água e algumas folhas de laranjeira.

– Eliminar ruídos: se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (pode ser retirada da ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha aplique nas dobradiças.

– Tirar umidade: coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendure pedaços de giz entre os cabides sempre com cuidado de não sujar as roupas.

Eliminar os parasitas das plantas: bata no liquidificador três cebolas, uma cabeça de alho, duas pimentas-malagueta, uma colher de sabão em barra e meio litro de água e pulverize essa mistura nas plantas.

(site Vila Mulher)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s