Meditação

meditaçãoQuando falamos em meditação, a maioria das pessoas pensa em sentar-se em flor de lótus, fechar os olhos… E simplesmente não pensar em nada. Esta ideia a respeito da prática é um dos principais motivos pelos quais tão poucas pessoas têm o hábito de meditar – não pensar em nada é absolutamente difícil!

Na verdade, podemos pensar na meditação como uma estação de trem: nossa percepção é como se fosse um passageiro, na plataforma, observando os trens que passam, um atrás do outro, nos trilhos à sua frente. Os trens são os nossos pensamentos: durante a prática meditativa, eles continuam passando pela nossa mente. Mas não é porque os trens se sucedem passando pela plataforma que precisamos entrar em qualquer um – não é porque nos vem uma imagem à cabeça, uma lembrança ou preocupação, que precisamos nos arremessar em cima delas. Podemos apenas observá-las passando, e perceber maravilhado como elas vêm e vão.

A mente não sabe fazer outra coisa além de pensar. Temos, em média, 60 mil pensamentos por dia, e 90% deles são exatamente os mesmos que tivemos no dia anterior. É esta hiperfunção cerebral que faz com que nos sintamos esgotados e atormentados com a vida cotidiana.

Quando nos dedicamos ao processo de observar nossa mente – ver como ela funciona, quais os pensamentos mais recorrentes, qual é seu movimento para nos distrair de nós mesmos, sempre pensando no que já passou ou no que ainda não aconteceu – é que dominamos a mente, ao invés de sermos escravizados por ela.

Existem inúmeras técnicas, formas e níveis de meditação, o que proporciona que a prática beneficie a todos, até mesmo aqueles que nunca meditaram na vida. Não precisa nem estar sentado: basta que sua mente se dedique apenas… a observar a si mesma.

Por: Flávia Melissa

Anúncios

Um pensamento sobre “Meditação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s