Minha alma tem pressa

Percebo que minha jabuticabeira  já está rareando em sua produção e, de verdade,

meu passado já é muito maior do que o futuro.

Então minha alma passa a ter pressa. A cada dia mais pressa.

E Rubem Alves fala tão bem sobre isso….

 

jabuticabas

Contei meus anos e descobri

Que terei menos tempo para viver do que já tive até agora

Tenho muito mais passado do que futuro

Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de jabuticabas

As primeiras, ele chupou displicentemente

Mas, percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades

Inquieto-me com os invejosos tentando destruir quem eles admiram

Cobiçando seus lugares, talento e sorte

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas

As pessoas não debatem conteúdo, apenas rótulos

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos

Quero a essência… Minha alma tem pressa

Sem muitas jabuticabas na bacia

Quero viver ao lado de gente humana, muito humana

Que não foge de sua mortalidade

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.

 

Rubem Alves

 

6 pensamentos sobre “Minha alma tem pressa

  1. Pra mim, o que incomoda nem é o fato de ter menos jabuticabas na bacia. O que me fere profundamente é o rumo que as relações humanas estão tomando. É claro que encontramos pessoas gentis e de boa vontade ou bem intencionadas em nosso caminho. Mas o oposto, caracterizado como o desrespeito, em suas várias gradações, a inveja e a agressividade é o que vejo de mais comum. E se o seu coração te leva a ser “uma pessoa de bem”, pior ainda. A ingratidão e a indiferença são absolutas. E de tanto ver tais coisas, acabamos quase nos convencendo de que o mundo é assim mesmo, e que seríamos tolos em lutar contra isso. Desta forma, arriscamo-nos a sermos medíocres também, eliminando a possibilidade de sermos as pessoas melhores, não superiores, que poderíamos ou estávamos destinados a ser.

  2. Muita desilusão em suas palavras, querida. O mundo é assim mesmo, feito de vidas boas e não boas. De intenções decentes e não decentes. Pra se viver é realmente necessário uma boa dose de paciência e compreensão. Mas não se pode deixar vencer pelos entraves. Afinal se não tivéssemos lutas e obstáculos a serem vencidos tudo se tornaria um tédio total. Beijos

  3. Viver é, definitivamente, uma aventura indescritível e pessoal. Um dia eu li que, quando o rádio está fora de sintonia ele faz um barulho bem desagradável. O que fazemos? Mudamos de sintonia. Quando começamos a atrair pessoas complicadas… há algo errado com nossa frequência… temos que mudá-la. PESSOAS DIFÍCEIS NOS AJUDAM NA REFLEXÃO DIÁRIA, PELO MENOS NOS MOSTRAM COMO NÃO GOSTARÍAMOS DE SER. mAS TEM HORA QUE PARECE QUE UM CAMINHÃO ENORME DESCARREGOU TODA SUA CARGA DE PESSOAS CHATAS RSRSRSRS… NO NOSSO PORTÃO… AÍ, MINHA AMIGA, TEMOS QUE TOMAR PROVIDÊNCIAS, MANTENDO O BOM HUMOR E O OTIMISMO!

  4. A vida é cíclica, querida. Períodos de alta e de baixa. Quando os chatos chegam o negócio é ir saindo de mansinho, sem fazer barulho pra não despertar nem a curiosidade rsrs Foi muito bom falar com v. e conhecê-la mais de perto. Acho importante as relações que podemos manter em nossas vidas. Sempre pode existir uma troca benéfica. Grande beijo e espero vê-la por aqui mais vezes.

  5. Importante o que v. coloca sobre autoria. São inúmeros os casos que ocorrem na internet. É difícil depois de uma matéria ser citada tantas vezes com um autor, desfazer a ideia. Mas considero super importante que cada caso possa ser esclarecido. Gostaria que v. tivesse se identificado mais claramente no comentário e mostrasse a fonte da autoria. Grata.

Deixe um comentário

